avx512

Hoje falaremos sobre as novas instruções AVX 512 que são justamente uma das tecnologias responsáveis pelos ganhos em computação de alto desempenho e que foram disponibilizadas agora com o lançamento da nova geração Xeon Escalável.

AVX 512 é a sigla para “Intel Advanced Vector Extensions 512”. Instruções de/em vetores são uma funcionalidade essencial dos processadores modernos, que geram impactos significativos em funções de computação, storage e rede. Essas instruções são uma das formas de SIMD; “Single Instruction Multiple Data” de paralelismo. Instruções de/em vetores permitem computação mais rápida, uma vez que um simples stream/instrução dentro de um processo ou thread pode ser distribuída em múltiplos elementos de dados. A arquitetura Intel suporta desde instruções antigas/tradicionais, como MMX, até as novas AVX512, lembrando que sempre se mantém a retro-compatibilidade com instruções de gerações anteriores.

O número 512 se refere à largura/tamanho, em bits, do registrador da instrução, que seta o parâmetro da quantidade de dados de instruções que podem ser executadas por vez. Assim sendo, AVX 512 dobra a quantidade de registradores em comparação com os predecessores, assim como contém instruções adicionais adicionais para melhor aceleração das tarefas computacionais modernas e intensas.

Na prática, permite o dobro do número de operações de pontos flutuante por segundo (FLOPS) por ciclo de clock, podendo acelerar enormemente aplicações como simulações científicas, análise financeira, inteligência artificial, aprendizagem profunda (deep learning), modelagem e análise 3D, criação e manipulação de conteúdo, criptografia, compressão de dados, virtualização e big data em geral. Pode também ajudar os centros de dados no uso mais eficiente de recursos de armazenamento, já que acelera funções de desduplicação, encriptação, compressão e descompressão.

video

Como toda nova tecnologia, demanda que o software esteja preparado para tal. Assim sendo, programadores, mãos a obra ! Naturalmente, as novas versões dos seus softwares de HPC já devem estar atualizadas para o uso dessas instruções 2 vezes mais largas.

Screen Shot 05-07-18 at 06.35 PM

Screen Shot 05-07-18 at 06.36 PM

Adeque o seu data center e esteja preparado para esse novo universo de possibilidade de uso através da simples atualização / migração / aquisição de servidores e workstations da nova geração Xeon Escalável.

Conte conosco! Como sabem, Silix é a parceira do ano 2017 em computação de alto desempenho, com a mais alta reputação dentre pesquisadores das mais variadas instituições pelo país.

0