Novamente, os nossos parabéns à Intel, que continua fazendo prestando um excelente serviço e inovação na área de computação!
Lançados agora em Setembro/2022 – é isso mesmo, no mesmo ano que 12a geração Alder Lake – e já com a tradicional rápida adoção da Silix, falaremos hoje sobre a 13a geração Intel Core, codinome “Raptor Lake”, que entrega + núcleos e + frequência, ou seja, ganhos de capacidade computacional bastante significativos em comparação com a geração anterior, e coloca facilmente alguns modelos como mais performáticos do que até mesmo configurações bi-processadas Xeon de nível entrada-médio. O lançamento ocorreu no evento “Intel innovation Day” nos dia 27 e 28/setembro/2022 em San José, na California.
-> Antes: 11ª geração, codinome “Rocket Lake”
-> Antes: 12ª geração, codinome “Alder Lake”
-> Atual: 13ª geração, codinome “Raptor Lake”
-> Futura: 14aª geração, possível “Meteor Lake”
Ou seja, os novos Raptor Lake passam a ser a escolha da Silix para os clientes demandantes de alta capacidade computacional, mantendo grande otimização de valor e otimização de investimento, para vastas aplicações de workstation e processamento de dados em geral, e que possuam perspectiva máxima de uso até 128GB memória.
Continuaremos mantendo os Alder Lake em linha, afinal de contas temos como um dos diferenciais da Silix o fato da consultoria – gratuita- que é prestada para nossos atuais e futuros clientes, em todo fornecimento, objetivando a identificação de prioridades e orientando a melhor configuração/dimensionamento possível, para cada cliente, respeitando essas prioridades. Afinal de contas a experiência de uso e computação não é só formada por processamento. Há também outras variáveis que devem ser balanceadas como memória, armazenamento e GPU, não é mesmo? Quanto preço/valor permanecemos forte na nossa premissa básica: Oferecer o melhor preço/valor quando comparado com demais fabricantes do mercado.
NOVA ARQUITETURA DE NÚCLEOS (2a geração Raptor Cove)
– Nova arquitetura de núcleos, que combinam “Performance-cores” núcleos de performance, e “Efficient-cores” núcleos de eficiência, inteligentemente gerenciada de forma automática e nativa no hardware, através da nova tecnologia “Intel Thread Director”.
Núcleos de desempenho (P-cores) de 2a geração Raptor Cove
– Otimizado para lidar com desempenho de thread único e leve.
– Aprimore a carga de trabalho de jogos e produtividade.
– Possuem hyper-threading (HT)
Núcleos de eficiência (E-cores), codinome Gracemont.
– Otimizado para lidar com escalonamento de cargas de trabalho de threading pesado, ou seja, multi-thread,
– Minimize interrupções do gerenciamento de tarefas de segundo plano.
Intel Thread Director –> Tecnologia nativa e automática, que funciona em conjunto com o sistema operacional para distribuição inteligente de cargas de trabalho. Ela envia a carga de trabalho certa para o núcleo correto no momento adequado e ajuda a priorizar e gerenciar a distribuição de cargas de trabalho, enviando tarefas para o thread mais otimizado.
DESEMPENHO DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Os processadores Intel® Core da 13ª Geração oferecem a próxima geração de desempenho, elevando ainda mais mais a capacidade computacional. Agora, com até 24 núcleos (8 Performance-cores e 16 Efficient-cores) e até 32 threads, além da capacidade dos Performance-cores para atingir 5,8 GHz com a nova tecnologia Intel® Thermal Velocity Boost. Permanece também com a tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 para fortalece ainda mais o desempenho de threading leve, identificando os Performance-cores de melhor desempenho. Enquanto isso, os E-cores adicionais permitem um aumento no Cache Inteligente Intel® (L3) para um processamento mais eficiente de conjuntos de dados maiores e um melhor desempenho. O cache L2 dos P-cores e E-cores também aumentou em comparação com a geração anterior de processadores Intel®, minimizando a quantidade de tempo usada para transferir dados entre o cache e a memória, para acelerar seu fluxo de trabalho.
OUTRAS NOVIDADES
– Arquitetura híbrida de desempenho: Integra duas microarquiteturas de núcleo em uma única matriz, priorizando e distribuindo cargas de trabalho para otimizar o desempenho.
– Intel® Thread Director: Otimiza as cargas de trabalho ajudando o agendador do SO a distribuir de forma inteligente as cargas de trabalho para os núcleos adequados.
– PCIe 5.0 de até 16 vias: Oferece disponibilidade para até 32 GT/s para acesso rápido a gráficos dedicados, armazenamento e dispositivos periféricos com até 16 vias PCI Express 5.0.
– PCIe 4.0 de até 4 vias: Oferece até 16 GT/s para acesso rápido a armazenamento e dispositivos periféricos com até 4 vias PCI Express 4.0.
– Até DDR5 5600 MT/s: Oferece a mais recente e pioneira inovação em recursos de memória para velocidades rápidas, alta largura de banda e uma produtividade de fluxo de trabalho aprimorada.
– Até DDR4 3200 MT/s: Suporte contínuo para tecnologia de memória e velocidades existentes.
– Cache L3 e L2: Os tamanhos maiores de Cache Inteligente Intel® (L3) e cache L2 compartilhados permitem que os usuários trabalhem mais rapidamente, com conjuntos de dados maiores.
– Intel® Deep Learning Boost: Acelera a inferência da IA para melhorar o desempenho das cargas de trabalho de aprendizagem profunda.
– Gaussian & Neural Accelerator 3.0 (GNA 3.0): Processa aplicativos de IA de fala e áudio, como cancelamento de ruído neural, enquanto libera simultaneamente recursos da CPU para desempenho geral do sistema e capacidade de resposta.
– Tecnologia Intel® Adaptive Boost: A Intel® ABT melhora o desempenho permitindo frequências turbo multinúcleo mais altas quando necessário, operando dentro das especificações de potência e temperatura do sistema quando há folga de corrente e potência, e condições térmicas.
– Intel® Thermal Velocity Boost: O Intel® Thermal Velocity Boost aumenta a frequência do clock em até 100 MHz quando necessário e de forma automática nos processadores para desktop Intel® Core™ da 13ª Geração se o processador estiver a uma temperatura de 70 °C ou menos e houver potência turbo disponível.
– Tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0: Identifica os núcleos mais rápidos do processador e direciona cargas de trabalho críticas para eles.
– Gráficos UHD Intel® impulsionados pela arquitetura X: Mídia rica e recursos gráficos inteligentes permitem complexidade visual ampliada, desempenho 3D aprimorado e processamento de imagem mais rápido.
– Overclocking melhorado: Quando combinado com o chipset Intel® Z790 ou Z690, os P-cores, E-cores, e gráficos do processador, bem como a memória, podem ser configurados para operar em frequências acima da especificação do processador, resultando em um desempenho mais alto.
– Intel® Extreme Tuning Utility: Um conjunto de ferramentas de precisão para ajuste e overclocking, com overclocking de memória e processador híbrido, para que os usuários novos e experientes possam obter mais dos processadores desbloqueados.
– Intel® Extreme Memory Profile 3.0: Simplifica a experiência de overclocking de memória com maior flexibilidade, perfis adicionais e controles de tensão expandidos.
– Intel® Dynamic Memory Boost: Desempenho de overclocking de memória inteligente sob demanda que otimiza o desempenho da plataforma com base no uso.
QUESTÕES TÉCNICAS – SOCKET E CHIPSET
Mesmo socket LGA 1700 da geração Alder Lake
Novos chipsets série 700: H710, B760, H770 e Z790
QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA NO TOPO DE LINHA CORE I9
Vejamos:
– Anterior i9-12900K: 16 Núcleos físicos / 24 Threads. Clock Base 3.2 Ghz. Clock Turbo 5.2 Ghz. Cache 30MB.
– NOVO i9-13900K: 24 Núcleos físicos / 32 Threads. Clock Base 3.0 Ghz. Clock Turbo 5.8 Ghz. Cache 36MB.
Na prática, temos significativo ganho entre 30 a 40% mais capacidade computacional em comparação com a geração Alder Lake, sendo o novo i9-13900K entregando elevados 54.433 pontos de performance, aferidos pelo índice cpu benchmark.
Veja o comparativo completo AQUI
Veja o comparativo de benchmark AQUI
SOBRE CAPACIDADE COMPUTACIONAL
Esses elevados 54.433 pontos de performance significam uma capacidade computacional enorme!
Para que tenham uma ideia, trata-se de 40% mais capacidade computacional que um sistema Dual Xeon 4310 da nova geração Ice Lake. Dual Xeon 4310 é a entrada do bi-processado de nova geração.
Ou seja, os 24 núcleos físicos / 32 threads do novo i9-13900K entregam 30% mais capacidade computacional que os 24 núcleos físicos / 48 threads do Dual Xeon 4310.
Veja o comparativo de benchmark AQUI
QUANDO PARTIR PARA CENÁRIOS BI-PROCESSADOS XEON?
– Quando demandar ou haver perspectiva futura de utilização acima de 128GB memória
– Quando necessitar de interface de gerenciamento (workstations mono-processados não possuem gerenciamento)
– Quando demandar utilização de múltiplas GPU’s (workstation bi-processados podem suportas até 6 GPU’s single slot como Quadro A4000)
– Quando precisar/desejar/demandar ainda mais capacidade computacional, afinal de contas a plataforma bi-processada possui line-up bem extenso e há opções de processadores que entregam ainda maior capacidade computacional.
QUAL SERÁ O LINE-UP DE MODELOS DISPONÍVEIS NA SILIX ?
Intel Core i9-13900K 3.0 Ghz Base / 5.8 Ghz Turbo 24 Núcleos / 32 Threads – Cache 36MB
Intel Core i9-13900
Intel Core i7-13700K 3.4 Ghz Base / 5.4 Ghz Turbo 16 Núcleos / 24 Threads – Cache 30MB
Intel Core i7-13700
Intel Core i5-13600K 3.5 Ghz Base / 5.1 Ghz Turbo 14 Núcleos / 20 Threads – Cache 24MB
Intel Core i5-13400
Intel Core i3-13100