Hoje responderemos à uma pergunta clássica e antiga; o motivo pelo qual nossas propostas e recomendações nunca são com processador Xeon E3-1220.
O que ocorre é que esse modelo é considerado um sub-processador, que não possui a tecnologia Intel Hyper-Threading, ocasionando na não disposição do dobro de núcleos físicos, bem como menor frequência de processamento.
Silix é uma empresa totalmente comprometida com a oferta de soluções com a maior otimização possível de custo-performance e custo-benefício, assim sendo certamente não é nada interessante o uso deste modelo, para singela economia média de R$ 150,00 frente processador superior, já com a tecnologia Intel HT.
Vale ressaltar que não é de hoje que o E3-1220 é um sub-processador. Sempre foi, e sempre será. Assim sendo, desde V1, que foram lançados em 2011 ( sucessores da linha X3400, lançada em 2009 ) até a linha atual, V3, e até mesmo na futura linha V5 que está sendo lançada agora em em 2016 o processador E3-1220 continua apresentando como principal disfunção a ausência da tecnologia HT.
Muitos nos perguntam o por que os outros fabricantes globais os utilizam ? É simples, são especialistas em vendas, não em servidores.
Analisaremos abaixo em comparação com o processador convencionalmente adotado por nossa empresa, o Xeon E3-1241 V3.
– Intel Xeon E3-1220 v3 @ 3.10GHz: 6.534 pontos ( 4 núcleos físicos )
– Intel Xeon E3-1241 v3 @ 3.50GHz: 9.966 pontos ( 4 núcleos físicos / 8 núcleos virtuais )
*Dados auferidos por https://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html
**Acesse o comparativo detalhado da Intel em http://ark.intel.com/compare/80909,75052
Nota-se uma grande diferença de 52% mais performance bruta para o modelo E3-1241V3.
Em síntese, nem 5% de diferença à menos de custo num servidor básico por 52% menos performance não faz o menor sentido. Assim sendo, sugerimos que pensem muito bem antes de se relacionar com fabricantes concorrentes – globais e massivos.
Veja abaixo um print-screen do processador com Hyper-Threading, perfazendo na prática 8 núcleos de processamento paralelo:
Vale lembrar que quanto mais robusta for a configuração do servidor, menor será a diferença percentual na comparação de custos, e em contrapartida poderá contar com muito mais performance no servidor, quase igual à performance bruta de 2 sub-servidores juntos.
Isto representa benefícios extremamente vantajosos para sua empresa, fazendo com que servidor faça mais tarefas, em menos tempo, com aumento de produtividade e maior retorno sobre investimento.
Para melhor conhecerem a tecnologia Intel Hyper-Threading acessem esta outra matéria, LINK
Alguns clientes mencionam que algumas aplicações bem específicas não são totalmente otimizadas para paralelismo lógico, se atendo aos núcleos físicos. Contudo, mesmo assim o modelo E3-1220 fica em desvantagem devido menor frequência de processamento:
– Intel Xeon E3-1220 v3 @ 3.10GHz: 6.534 pontos
– Clock Base: 3.1 Ghz
– Clock Turbo: 3.5 Ghz
– Intel Xeon E3-1241 v3 @ 3.50GHz: 9.966 pontos
– Clock Base: 3.5 Ghz
– Clock Turbo: 3.9 Ghz
Para esses cenários onde o mais importante é o clock do processador ( frequência de processamento ) todos os processadores da linha Xeon hoje contam com a tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 onde quando é demandado um pouco mais de potência, é automaticamente fornecido através de incrementos pontuais de potência, automaticamente, não demandando intervenção nenhuma do usuário.
Para melhor conhecerem a tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 acessem a matéria em LINK
Até a próxima.