O assunto de hoje é sobre as memórias persistentes Intel Optane, particularmente importante para a Silix, uma vez que, com frequência ficamos surpresos de como nossos estimados clientes pesquisadores usam vasta quantidade de memória de sistema.
A 1ª vez que ouvi falar desse assunto foi no evento “Intel Partner Connect” do ano passado (2018), que ocorreu nas redondezas de Washington/USA. Nesta ocasião ainda estava tudo muito inicial, mas o codinome já estava definido: Apache Pass.
Intel Optane DC Persistent Memory, a qual tropicalizamos como Memória Persistente Intel Optane, representa uma inovadora – mais uma inovadora tecnologia Intel, diga-se de passagem – lançada e entregue junto com a segunda geração dos processadores Xeon Escaláveis para plataformas bi-processadas, codinome Cascade Lake, sendo este um “refresh” da geração Purley introduzida anteriormente quando da migração da antiga linha E5-2600 V4. É um novo fator de forma da tecnologia 3D XPoint.
Esta tecnologia, específica para cargas de trabalhos específicas, transformará a entrega de resultados mais rápidos da/na nuvem, dos bancos de dados, das redes de distribuição de conteúdo, das aplicações de virtualização, machine learning, HPC, big data e de todo e qualquer processamento que ocorre à nível de memória e a consume em larga escala.

Vídeo:
Como funcionará ?
Os dados poderão ser armazenados, transferidos/manuseados e processados em velocidades sem precedentes, com ainda aprimorado “TCO” quando em comparação com módulos e tecnologia convencional de memória. A nova mídia remove muito da latência associada ao formato tradicional de memória, trazendo o dado para mais próximo dos processadores
Quais os fatores de forma ?
1) Pente de memória para ser usado nos slots – PMM

2) SSD PciE para ser usado sobre NVMe

3) Réguas ou “rullers” para chassis específicos ( não se aplica à Silix )
![]()
Como aprimorará o TCO ?
Considerando que a tradicional memória DRAM é cara e “pequena” considerando-se o tamanho máximo atual da DDR4 de 128GB, as novas memórias Optane prometem ter um custo proporcionalmente menor, além também de novas capacidades como 128GB, 256GB e 512GB. Soma-se à redução do TCO o fato do menor custo de licenciamento de software, eficiência de energia e a redução do número de nós através da possibilidade de servidores Silix com até 3.7TB de memória ( 3768GB ) para melhor aproveitamento de processamento CPU. Obtemos essa quantidade considerando-se 6 pentes 128GB convencionais, + 6 pentes PMM Apache Pass de 512GB.
Modos de operação
1) Modo de memória ( forma não persistente )
Ótimo para se alcançar largas e densas capacidades de memória, e que não requer nenhuma mudança nas aplicações, o que torna este modo de fácil adoção. Neste modo, as memórias persistentes Intel Optane estendem a quantidade total de memória visível para o sistema, sendo que as tradicionais DRAM ficam como “cache” das Optane, e as Optane como “principais” que serão endereçadas. Neste modo de operação, toda vez que a energia é desligada os dados se tornam inacessíveis e indisponíveis, ou seja, são perdidos. Isto é o que significa “volátil”.

2) Modo de APP ( forma persistente )
Neste modo, os softwares e aplicações falam e armazenam de forma definitiva na memória, sendo que os dados são apagados somente por intervenção e requisição do usuário/software, ou seja, os dados ficam persistentes. Funciona como uma mídia convencional de SSD e pode ser utilizada inclusive para boot do sistema operacional. Traz também o benefício da alta performance e extrema resistência do 3D XPoint.

3) Modo misto
Variante do modo de APP, onde parte das Optanes Apache Pass são utilizadas em modo de memória, e a outra parte em modo de APP, permitindo novas aplicações.
Considerações sobre segurança
As memórias Persistentes Intel Optane DC, independente do fator de forma, trazem a mais alta criptografia de hardware AES de 256 Bits, assim sendo fique tranquilo que seu dado está seguro. Muito seguro. No modo de memória, a chave de criptografia é removida quando da desconexão de energia, e recriada a cada boot. No modo de APP, os dados são automaticamente encriptados e a chave fica fixada quando há a perda de energia, sendo que uma contrachave é necessária para destravar e acessar os dados. Essa gerência é somente feita pelo controlador de memória.

Faça o download do material (em inglês): ![]()
Turbine o seu banco de dados. Conheça mais em LINK