Ligue grátis para 0800-735-0553 contato@silix.com.br

cascade-lake-procs

Estimados clientes, parceiros e pesquisadores.

Como de costume e tradição da Silix, para manutenção de nossa vanguarda e inovação de mercado, seguimos nosso compromisso de homologação, disponibilização e entrega antecipada das novas gerações de processamento.

Hoje, 05/Abril/2019 fica definido como a data em que apresentamos a nova geração bi-processada da Intel, sendo este um “refresh” da já nova e disruptiva geração de processadores Intel Xeon Escaláveis, plataforma Purley.

Ou seja, praticamente de forma simultânea ao anúncio oficial feito pela Intel em 02/Abril/2019 em evento ocorrido em Santa Clara/CA, carinhosamente chamado de “dia da inovação para a computação centrada em dados” ou “data-centric innovation day”.

Assim sendo fica agora como “refresh” a nova plataforma purley microarquitetura “cascade lake”, em substituição ao “V1” plataforma purley microarquitetura “skylake”.

t1

 

Como principais inovações, além do tradicional aumento de capacidade computacional, através do aumento no número de núcleos, frequências e memória cache, destacamos:

  • Nova tecnologia de memória persistente “apache pass”, sendo módulos dimm compatíveis ao DDR4, da nova memória Intel Optane para Data Center. Capacidades 128GB, 256GB e 512GB.
  • Aprimoramentos para aprendizagem profunda e aceleração de inferência “Intel Deep Learning Boost”.
  • Novas instruções “VNNI” Vector Neural Network Instructions. Aprimoramento junto com AVX-512 para inteligência artificial.
  • Nova tecnologia Intel “SST” Speed Select Technology, em determinados modelos. Capacidade para execução de até 3 pontos operacionais distintos.
  • Nova tecnologia Intel “RDT” Resource Director Technology. Novos níveis de visibilidade e controle de recursos compartilhados.
  • Modelos “SKUs” otimizados para execuções de network.
  • Modelos “SKUs” otimizados para execuções de cloud / nuvem.
  • Avanços em segurança. Intel “TDT” Threat Detection Technology.

t2

Custo / Valor:

  • Os novos processadores, dentro de uma migração direta, ou seja, na mesma faixa de modelo, são prometidos para saírem da Intel pelo mesmo valor, sem alteração. Entretanto é natural que as 1as remessas tenham custo ligeiramente maior, contudo compensa-se pelo fato da entrega de maior capacidade computacional.

Placa de sistema:

  • Permanece o mesmo socket “3647” de codinome Lewisburg. Update de firmwares nas placas Intel S2600ST. Conheça mais aqui.

Nova família Platinum “9000”:

  • Cascade Lake-AP (Advanced Performance). Notadamente desenvolvida para o mercado de HPC. Execução de análises e simulações avançadas, inteligência artificial e tarefas hiper-densas. Processador Platina 9282 com incríveis 56 núcleos físicos / 112 threads. Por processador. Frequência base 2.6 Ghz e turbo até 3.8 Ghz. Cache 77MB.

Topologia Silix:

  • Permaneceremos entregando com excelência servidores e workstations de socket duplo. Bi-processados. Memória máxima passa a ser 2TB; 2048GB considerando o uso somente de dimms DDR4. 16 módulos de 128GB.

 

t3

Transição linha Prata:

t4Transição linha Ouro:

t5

Considerações e observações: Excelente nova geração, pois considerando os modelos de entrada e médio, houve acréscimo linear na quantidade de núcleos dentro do mesmo modelo. Vejamos por exemplo a entrada. Migrou-se de Xeon 4110 ( 8C/16T @ 2.1 Gz 11MB ) para Xeon 4210 ( 10C/20T @ 2.2 Ghz 14MB ). Aumento significativo no número de núcleos, entregando agora o mesmo que tínhamos no 2o nível da geração anterior com processadores 4114.

Note também que na migração anterior o número de núcleos se manteve, sendo que o Xeon E5-2620 V4 apresentava os mesmos núcleos e frequência que seu substituto então direto, modelo 4110.

E o mundo continua mudando. Veja o vídeo !