
Hoje, falaremos sobre o assunto “HPC em Intel”, o que no Brasil se traduz em “HPC com Silix”, uma vez que a Silix é sinônimo de hardware “full-Intel”. Ou seja, nos equipamentos Silix não são apenas utilizados processadores Intel, mas também placa-mãe Intel, significando que a Silix embarca a plataforma Intel na íntegra, em toda a linha de servidores, como também nos workstations bi-processados.
Antes de aprofundar o assunto, explicaremos o porquê a Silix é considerada a grande referência em plataforma aberta Intel no Brasil e o porquê a plataforma aberta é muito mais vantajosa para o cliente do que as plataformas proprietárias.
| PLATAFORMA ABERTA | PLATAFORMA FECHADA (PROPRIETÁRIA) |
![]() | Outros fabricantes |
| Hardware projetado para o cliente Máxima qualidade Máxima interoperabilidade Uso eficiente e pleno dos recursos Flexibilidade Longo ciclo de vida Máximo nível de atualização drivers / firmwares Liberdade para upgrades e expansões Menor custo de aquisição Menor TCO. Custo total de propriedade Maior ROI. Retorno sobre investimento | Hardware projetado para o fabricante Produção em massa Interoperabilidade restrita Recursos disponibilizados cfe. interesse do fabricante Restritividade Ciclo de vida projetado Delay no repasse de atualizações Lista de compatibilidade restrita Maior custo de aquisição Maior TCO. Custo total de propriedade Menor ROI. Retorno sobre investimento |
A compreensão dessa diferenciação é muito importante, pois há uma grande diferença entre plataforma Intel na íntegra, utilizada com excelência pela Silix, e outros fabricantes que apenas utilizam processadores Intel.
Como os equipamentos Silix ajudam a acelerar a performance nas aplicações de HPC – High Performance Computing?
Diferentes cargas de trabalho no mesmo hardware. O mesmo hardware para variadas cargas de trabalho.
Ecossistema amplo e robusto. 95% dos top clusters mundiais rodam sob processadores Intel.
Tempo de processamento = Performance X eficiência X otimização com sua aplicação à nível de software.
Robusta arquitetura computacional.
Tecnologia AVX 512
Exemplos de softwares otimizados e impulsionados pelo AVX 512.
Capacidade computacional = Número de núcleos X frequência x eficiência
Tecnologia Deep Learning Boost.
Capacidade de memória líder com Memória Persistente Optante
Agora, vamos ao vídeo apresentado por Steve Stein, especialista de marketing HPC da Intel:
