Ligue para (41) 99929-4312. Também Whatsapp / Telegram contato@silix.com.br

    Como primeiro produto à ser disponibilizado ao mercado embarcando a tecnologia 3D XPoint, a Intel revelou recentemente a memória Optane que funciona com uma espécie de cache de dados, por enquanto nas capacidades de 16GB ou 32GB, projetada para acelerar o desempenho do disco rígido rotacional tradicional.

    Este conceito, na verdade, não é novidade. A própria Intel já possui a tecnologia “rapid start”, que é uma evolução da tecnologia “smart response” onde, justamente, se permite utilizar um SSD como cache do disco rígido tradicional. Contudo, de acordo com nossa experiência de mercado, essa tecnologia parece não ter vingado. Alguns fabricantes de discos rígidos, como Seagate, também possuem algumas linhas de discos híbridos, oferecendo uma pequena fração de espaço em memória flash para em tese acelerar o acesso à dados mais frequentemente utilizados. Funciona ? Vale a pena ? Sinceramente, nunca tivemos nenhum relato de clientes / amigos / conhecidos que já nos comentaram ou solicitaram qualquer umas dessas tecnologias com pequena exceção dos discos híbridos. A posição da Silix, até o presente momento, onde se o objetivo é se beneficiar de uma velocidade SSD de fato, então que se utilize no formato que consideramos como ideal: Um SSD dedicado para sistema operacional, e um ou mais discos rígidos dedicados para armazenamento massivo.

    Agora, com a nova tecnologia 3D XPoint oferecendo um grande avanço de velocidade, custo, densidade e durabilidade/resistência, as memórias Optane prometem aproximar a grande capacidade dos discos rígidos com a elevada performance dos SSDs.

    [fvplayer src=”https://silix.com.br/Videos/Optane_Overview_ok.mp4″ splash=”https://www.silix.com.br/Videos/thumb_Optane_Overview.jpg” width=”640″ height=”360″]

    Veja outra animação:

    [fvplayer src=”https://silix.com.br/Videos/Optane_SxS_ok.mp4″ splash=”https://www.silix.com.br/Videos/thumb_Optane_SxS.jpg” width=”640″ height=”360″]

    Por enquanto as memórias Optane são destinadas/compatíveis somente com sistemas baseados em processador Core i7 de 7a geração, em conjunto com placa mãe chipset Intel série 200 e somente quando combinado com sistema operacional Windows 10. Ou seja, somente destinada para computadores domésticos, o que não é o foco da Silix.

    Será que um dia estarão compatíveis com as próximas geração de servidores, como a nova linha Intel Xeon Escalável ?

    Será que em ambiente de uso corporativo vale a pena acelerar o acelerar o acesso a todo o HD ? Ou é melhor continuar no formato SSD e HD dedicado ?

    Por hora, vamos aguardar. A partir do momento que essa tecnologia chegar ao universo de especialidade da Silix – sistemas baseados em processador Xeon, teremos uma opinião formada quanto a isso, considerando também a questão de custo-benefício e cenário ideal de aplicação.