mehlow-procs

Falaremos hoje sobre os novo processadores Intel Xeon E série 2200 para plataforma mono-processada, codinome “Mehlow”, microarquitetura Coffee Lake-E.

De acordo com o nosso compromisso de disponibilizar sempre o melhor, nosso lançamento inicia já com a 2a geração, “o refresh”, introduzindo logo a linha Xeon E-2200 que foi lançada agora início de 2020.

Importante, pois no início de 2019 já havia sido lançada a linha Xeon E-2100. Porém, não demos muita atenção, pois nessa linha não houve avanços significativos em comparação com a vigente linha Xeon E3-1200 V6.

Intel-Xeon-E-2200-Launch-Cover

Considerando o cenário de uso e cargas de trabalho de cenários mono-processados para servidor, ou seja, clientes SMB pequenas e médias empresas, onde é frequente a sub-utilização da capacidade computacional, a linha Xeon E3-V6 permanece atendendo muito bem. Entretanto, a partir de agora a transição para os novos Xeon E-2200 começa a ser analisada, caso a caso.

e_2

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA CONSIDERAR A TRANSIÇÃO

– Processadores até 8 núcleos físicos / 16 threads ( o dobro dos 4 núcleos físicos / 8 threads do E3-V6 )

– A placa mãe Intel finalmente foi lançada e está próxima de chegar no Brasil ( Placa Intel M10JNB )

– Suporte até 128GB memória ( e proximidade do lançamento das memórias 32GB UDIMM ECC )

Para a grande maioria dos clientes SMB pequenas e médias empresas, não é necessário 8 núcleos físicos / 16 threads, tampouco se utiliza mais do que 64GB memória. E nós da Silix, não abrimos mão de qualidade, nem de recursos de gerenciamento quando o assunto é servidor.

Dessa forma, o principal motivo para começarmos agora a falar sobre esses novos processadores Xeon E é o anúncio do lançamento e chegada da placa Intel Server para essa nova geração. Continuaremos entregando a mesma legendária qualidade e confiabilidade Intel, aliada com o mais alto nível de gerenciamento e recursos para servidores.

Não chamaremos de servidor um “desktop” pelo simples fato de possuir o processador Xeon E, uma vez que o que havia até então é a disponibilidade de placas mãe para desktop.

Silix, em 2020, completa 15 anos de atuação e sempre ofereceremos o melhor.

O que define um verdadeiro servidor não é apenas o seu processador, mas sim a plataforma num todo.

Ainda nesta linha de plataforma, e conforme abordado acima, nossos servidores sempre serão marcados pela entrega do melhor, assim sendo sempre embarcaremos placa de sistema Intel.

E quanto workstation?

Bom, para workstation, a plataforma utilizada é outra e nesta área ai sim são utilizadas placas de classe workstation, já trazendo – entre outros – o recurso de “som”.

Todos os workstations Silix não utilizam placa da Intel?

Não todos. Somente os workstations mono-processados. Os workstations Silix bi-processados, por se tratar de equipamentos de altíssimo desempenho e máxima robustez, sempre utilizaremos a legendária plataforma Intel.

Por que então a Silix não havia ainda disponibilizado workstations da linha Xeon E?

Porque, neste caso, havia processadores da linha Core com melhor custo-benefício, além também de processadores com maior contagem de núcleos dentro da linha Core.

Então logo serão lançados os workstations Silix da linha Xeon E?

Sim. E também serão lançados os novos workstations Silix Comet Lake com os novos processadores Core, entregando até 10 núcleo físicos / 20 núcleos virtuais.

Diagrama:

Intel-Xeon-E-2200-Diagram

 

Lista completa de modelos:

e_3

Como será a oferta da Silix. Quais modelos serão oferecidos ?

Nosso line-up será o seguinte:

Xeon E-2224 3.4 Ghz Base / 4.6 Ghz Turbo 4 Núcleos – Cache 8MB
Xeon E-2224G 3.5 Ghz Base / 4.7 Ghz Turbo 4 Núcleos – Cache 8MB c/ Intel HD Graphics
Xeon E-2234 3.6 Ghz Base / 4.8 Ghz Turbo 4 Núcleos / 8 Threads – Cache 8MB
Xeon E-2226G 3.4 Ghz Base / 4.7 Ghz Turbo 6 Núcleos – Cache 12MB c/ Intel HD Graphics
Xeon E-2236 3.4 Ghz Base / 4.8 Ghz Turbo 6 Núcleos / 12 Threads – Cache 12MB
Xeon E-2246G 3.6 Ghz Base / 4.8 Ghz Turbo 6 Núcleos / 12 Threads – Cache 12MB c/ Intel HD Graphics
Xeon E-2278G 3.4 Ghz Base / 5.0 Ghz Turbo 8 Núcleos / 16 Threads – Cache 16MB
Xeon E-2288G 3.7 Ghz Base / 5.0 Ghz Turbo 8 Núcleos / 16 Threads – Cache 16MB c/ Intel HD Graphics

*Publicaremos em breve novo material falando sobre os servidores e workstations de fato, e também outro acerca da esperada placa de sistema Intel para essa plataforma.

Folheto dos processadores: LINK

0