ai

Prezados clientes e parceiros.

O assunto de hoje é sobre inteligência artificial (artificial intelligence) e aprendizagem profunda (deep learning).

Abordaremos desde conceitos básicos, perspectivas, benefícios esperados, plataformas da Silix, exemplos de uso, treinamento e inferência, transferência de aprendizado, ecossistema e academia da Intel.

CONCEITOS BÁSICOS:

No mundo atual e cada vez mais, o avalanche de dados só cresce e perpetua, com fontes de todos os lados e nas mais variadas áreas da atividade humana. Dados são como uma bola de neve, que em ambiente propício só crescem. Para que não se perda domínio e controle sobre esse avalanche, o que nos causaria inclusive perdas financeiras, faz-se necessário analisar, aprender e decidir de forma automatizada. Um software/programa que em conjunto com hardware, podem detectar, analisar, agir e também de adaptar.

Temos também o conceito de aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, onde algoritmos são auto-melhorados com o passar do tempo e à medida a que são expostos a mais dados, e por fim, mais densamente, aprendizagem profunda onde são várias camadas de redes neurais – algoritmos – que trocam dados entre si com o objetivo de melhor entrega de resultado.

Por fim, transferência de aprendizado (transfer learning) que são praticas que usam dados, receitas de deep learning e modelos desenvolvidos para uma determinada tarefa que podem, então serem reaplicados em tarefa similar.

slide1

PERSPECTIVAS A inteligência artificial é a próxima grande onda:

slide2

“Inteligência artificial é a nova eletricidade”. Essas são as palavras de Andrew Ng, do departamento de ciência de computação da Universidade de Stanford. CONTATO

“Assim como a eletricidade transformou quase tudo em 100 anos atrás, hoje em dia, parece difícil conceber um setor que não acredita que AI transformará nos próximos anos”.

video
play-sharp-fill

BENEFÍCIOS ESPERADOS – Basicamente, redução de custos, aumento de produtividade e eficiência e geração de demanda.

slide5

INFRAESTRUTURA COMPUTACIONAL:

Servidores, workstations e storages de alto desempenho baseados na nova geração Intel Xeon Escalável. Capacidade computacional sem precedentes de até 56 núcleos físicos / 112 núcleos virtuais (threads), otimizado consumo de energia, capacidade de memória de até 1TB por máquina e ampla diversidade de opções de armazenamento com opções até 288TB por nó. Tecnologia líder de interconectividade Intel Omni Path – OPA em detrimento de Infiniband.

Servidor Silix Escalável-DRH – Rack 2U Hot-Swap: LINK

Servidor Silix Escalável-DR – Rack 2U não Hot-Swap: LINK

Servidor Silix Escalável-DR – Torre: LINK

Workstation Silix Escalável-DW – Torre: LINK

Servidor de armazenamento Silix Escalável-H24: LINK

slide7

slide12

EXEMPLOS DE USO – Medicina, indústria, varejo, atacado, energia, óleo e gás, automotivo, finanças, genoma, provedores de telecom, computação científica.

slide9

TREINAMENTO x INFERÊNCIA:

slide10

TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZADO – Com a palavra, Beenish Zia, engenheira técnica da Intel.

video
play-sharp-fill

ECOSSISTEMA DA INTEL – Bibliotecas de programação, kits de desenvolvimento de software (SDK), “tensor flow”, torch, theano, caffe, bigdl, spark, Intel nervana, Intel math kernel library, Intel MKL0DNN, Intel SAAL, python, saffron, movidius.

slide13

slide14

ACADEMIA INTEL:

 

slide15

Estimados clientes e pesquisadores que diariamente dão-nos a honra do relacionamento, contem conosco!